Pesquisar este blog

Sobre os textos e as fotos

As imagens que estão nesse blog, são fotos que faço. São momentos que registro e divido com vocês.
Assim como os textos, que são escritos por mim com a singela intenção de falar aos seus corações e trazer um pouco de alegria para nossas vidas.







sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Momento Cultural no 107

Novamente no meu ônibus...
O que é cultura?
Essa é uma discussão vasta e já pude experimentá-la algumas vezes, porém vou destacar duas.
A primeira surgiu com um encontro solene entre "intelectuais", políticos e artistas ilustres ( isso existe?) Bem... A questão era: um debate sobre o que é cultura. Um daqueles momentos "fashions", "cult", uma "távola redonda" (pretensa) sobre o tema.
Pra resumir, o encontro tinha o seguinte tema:Por que as festas juninas acontecem em julho, agosto e até setembro?
Após os 30 segundos de pane mental... descubro que o "encontro cultural" era um encontro para apresentação de um candidato a um determinado cargo... ( no words)
O segundo momento, esse sim, valeu a pena.
Estou voltando pra casa e pego meu ônibus- tema. Sentada, começo a observar uma discussão que se inicia.
O trocador indaga a uma passageira sobre a leitura de um livro e daí em diante tenho toda a atenção focada no que se passa.
- A senhora vai ler esse livro todo?
Pronto, pensei, não bastasse a pessoa não ler, ainda se intromete na vida alheia. (Como se eu não estivesse fazendo a mesma coisa)
Mas, para minha total surpresa, o que vejo acontecer é uma conversa que além de me surpreender, me envoergonha pelos meus pensamentos.
Talvez eu não devesse ser tão cruel comigo, afinal, a minha outra experiência tinha sido caótica, e eu, fruto do meio, estava apenas exteriorizando minha vivência, mesmo que através dos meus pensamentos.
Mas voltando ao diálogo entre os dois - que nesse ponto já se adiantara devido às minhvs elocubrações-, tentei retomar o fio da meada e acompanhar o assunto.
Temos então uma pessoa com um livro na mão e que visivelmente é alguem que teve a possibilidade de estudar e como interlocutor um trabalhador, que não dá pra saber qual a sua instrução, mas que dá um banho de cultura verdadeira e consegue estabelecer em meio ao seu momento de trabalho, uma converas com uma pessoa desconhecida, uma troca de conhecimentos que, graças a Deus, pelo fato do ônibus estar vazio, eu posso usufruir.
Aprendi muitas coisas, mas o mais legal foi sobre a origem do blues.
A moça se despede e o rapaz tenta continuar o diálogo, agora com o motorista.
Recita a letra de um blues e o motorista, até então quieto, diz:
- Se você continuar falando assim, eu vou me apaixonar.
Puxo o sinal e desço no meu ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário